Efeito Halo: Não acredite nos "milionários" da internet - Família Previdência

Efeito Halo: Não acredite nos "milionários" da internet

Fuja do famoso artifício dos "milionários" da web para gerar uma falsa prova social de sucesso

Postado em: 24/05/2019

Já falamos aqui no blog e você, certamente, já conhece a Bettina, aquela que virou meme na internet ao afirmar que transformou R$ 1200,00 por mês de investimento em um patrimônio de mais de R$ 1 milhão em pouco tempo. Também temos o João Pedro, especialista em Marketing Digital, que aparece sempre que você quer assistir a um gol do seu time no YouTube, e fala que, assim como ele, você também pode trabalhar de casa e ficar milionário.

Assim como esses dois casos de falsos milionários, centenas de vídeos com títulos instigantes viralizam no YouTube, como “O jeito mais fácil de se tornar milionário”, ou “9 passos para se tornar milionário em 5 anos”. Vídeos desse tipo criam, além de milhões de views, um exército de seguidores que se esforçam para colocar em prática os “ensinamentos” passados na ânsia de, assim como os autores dos vídeos dizem ser, também tornarem-se milionários.

Mas, afinal, o que esses vídeos ensinam? É mesmo possível seguir os passos desses “milionários da internet” e também alcançar o seu primeiro milhão? Ou trata-se apenas de investimentos fraudulentos?

Efeito Halo

O recurso que os “milionários da internet” utilizam para chamar a sua atenção tem um nome científico: Efeito Halo. A ideia é criar uma prova social, ou seja, comprovar que é possível.

O Efeito Halo é um dos vieses cognitivos mais clássicos da psicologia. Consiste, basicamente, na generalização equivocada emitida a partir de uma só prova, característica, qualidade, objeto ou pessoa, ou seja, quando previamente julgamos, e a partir disso generalizamos outras características.

Na prática, os “milionários da internet”, como a Bettina, o João Pedro e tantos outros, afirmam: se eu consegui fazendo isso e ficar milionário, você também pode. Mas, na realidade, muitos outros fatores importantes para a conquista são ocultados do espectador que, ávido por querer ficar milionário também, nem dá bola para a ausência de informações sobre essas condições.

Prova Social

Certos exageros são muito comuns de serem vistos na publicidade como um todo. Todos já vimos propagandas do tipo “use esse creme, acabe com suas rugas e fique igual à Gisele Bündchen”, “use o desodorante tal e as mulheres vão cair em cima de você”, ou “com o sapato x, você irá arrasar na balada”.

Geralmente, essas propagandas utilizam personalidades conhecidas para transmitir uma mensagem de sucesso, ou exageram em uma característica do produto para criar o desejo de ter no consumidor. Elas utilizam o Efeito Halo para o consumidor avaliar o produto oferecido não pelo produto em si, mas pela prova social demonstrada por quem o utiliza (a personalidade que é garoto-propaganda), e então criar o desejo de compra.

Charlatanismo

Acontece que, quando o produto oferecido pela personalidade mexe com a saúde ou com o bolso do cliente, essa linha entre prova social e charlatanismo fica muito tênue. Não se pode, por exemplo, oferecer um chá com propriedades antioxidantes como indicado no tratamento de tumores. Tampouco, pode-se passar essa ideia na propaganda.

Utilizar o Efeito Halo em propaganda de produtos financeiros e investimentos, bem como em produtos de saúde, é muito mais grave do que vender cremes para rugas, pois quando a prova social utilizada para criar o desejo de compra no cliente se torna muito sensacionalista, ela deixa de ser prova social e assume a característica de Efeito Halo.

Como a Bettina, o João Pedro e tantos outros, eles depõem suas histórias como sendo acessíveis a todo mundo que queira se tornar milionário, buscando interferir no seu julgamento sobre o produto oferecido apenas pelo viés da possibilidade, ocultando outros importantes fatores que possibilitaram suas histórias e, dessa forma, contaminando o seu entendimento.

Simulação

Aqui no Família Previdência, não usamos o Efeito Halo para demonstrar que, sim, você terá ótimos resultados investindo conosco. Em vez de afirmar isso para criar prova social, nós, do Família Previdência, oferecemos uma ferramenta prática, completa e confiável para você visualizar qual será o rendimento do seu investimento em previdência privada.

Trata-se do nosso simulador de previdência privada, uma superferramenta que vai te mostrar exatamente o que você precisa fazer, quanto precisa poupar e com quanto de dinheiro irá contar. As simulações são feitas com base em um rendimento moderado da sua previdência privada, podendo resultar em ganhos maiores ou menores, dependendo do mercado ao longo do tempo de investimento.

Mas, fundamentalmente, o simulador mostra que, com planejamento, tempo e disciplina, é possível atingir qualquer objetivo financeiro, sem o perigo de acreditar nos “milionários” da internet.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO