Previdência Privada: descubra como ela pode ser um diferencial para o seu filho

Quanto mais cedo começar, melhores serão as condições do seu filho no futuro.

Postado em: 06/02/2019

Todo pai e toda mãe sonham com um futuro próspero para o seu filho. Estudar, se formar, casar, morar em uma boa casa, desbravar o mundo, são aspirações que toda família tem para as crianças. Pensar em maneiras de garantir que, ao crescer, elas tenham boas oportunidades e recursos para investir em carreira e projetos de vida, é sempre a grande preocupação da maioria dos pais. 

Mais do que sonhos e preocupações, hoje, cada vez mais, os pais vêm contribuindo de forma prática com esse futuro desejado para os filhos. Afinal, vivemos em um mundo altamente desafiador, e garantir um “lugarzinho ao sol” para os pequenos no mundo é nossa responsabilidade. 

Mas, como ajudar seu filho a trilhar o futuro que você tanto sonha para ele? A previdência privada pode ser a diferença entre o seu filho ter o futuro que você sonha e viver bem, ou viver o “deixa a vida me levar” que, infelizmente, a grande maioria das pessoas vive e não sabem onde vai parar.

Para investir na previdência privada do seu filho, não é preciso ter milhões. É preciso organização e determinação. E essa é a primeira lição que podemos oferecer a nossos filhos. Devemos ensiná-los a ter organização financeira (e em tudo na vida) e determinação para alcançar os objetivos.

 

Por que começar uma previdência privada para seu filho?

Você já parou para calcular quanto desembolsará com seu filho até ele se formar na universidade? Como você pode garantir que terá as condições de bancar sua formação? E não é apenas a mensalidade da faculdade, mas todas as despesas provenientes da adolescência até ele casar e alçar voo solo. Estudos no exterior, idiomas, carro próprio, primeiro apartamento...

Se você mesmo já viveu as dificuldades de construir isso tudo quando jovem, certamente não vai querer que seu filho passe pelos mesmos apertos. Nada mais natural, então, que ajudá-lo a vencer as dificuldades construindo, desde cedo, uma estrutura sólida para que ele seja um vitorioso. E o melhor, com tempo e planejamento, o que não deixa que isso pese no orçamento da família.

A previdência privada é, então, a garantia para que seu filho cresça com segurança no futuro.

 

Por que você deve começar cedo?

Não existe fórmula mágica, mas todo investimento carece de três fatores para ter sucesso: prazo, segurança e juros. A previdência privada possui juros muito interessantes, especialmente se comparados aos juros da poupança, que mal concorre com a inflação. Quanto à segurança do investimento, os melhores planos de previdência privada têm gestão altamente profissional, além do fato de serem fiscalizados de cima por órgãos do governo federal.

Agora o fator que irá mostrar por que começar cedo: o prazo. Quanto antes você começar a construir a poupança previdenciária do seu filho, mais tempo haverá para que os juros compostos ajam sobre o montante investido. Ao incidir sobre uma linha do tempo muito maior, a mágica dos juros compostos fará com que seu filho chegue à idade adulta já com um patrimônio que pode beirar o 1º milhão de reais.

 

Benefícios tributários

Outra vantagem da previdência privada é que, durante o período de acumulação, você pode deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda até 12% de sua renda anual.

Se você considerar que o Brasil é um dos países que impõem as maiores cargas tributárias do planeta, ter esse estímulo fiscal amplifica exponencialmente seu ganho real com a previdência privada. E, claro, essas vantagens valem também para a previdência privada infantil.

 

Não depender do INSS

Você, provavelmente, já deve ter assistido aos telejornais falando sobre as propostas de reforma da Previdência Social. Ninguém sabe ao certo quais serão as mudanças que virão desta reforma, mas a tendência é que fique cada vez mais rígido para os futuros aposentados, sendo cogitado, inclusive, que talvez as próximas gerações nem tenham acesso a esse benefício. Com este cenário em vista, faz ainda mais sentido começar já uma previdência particular para o seu filho. É a melhor maneira de não deixa-lo dependente de um futuro incerto. 

 

Não é só aposentadoria

Um dos maiores mitos da previdência privada – e que muita gente acredita – é que seja um investimento exclusivamente para ser usufruído na aposentadoria. Não é. Na verdade, trata-se de um investimento bastante flexível na escolha de como será o recebimento do benefício. 

Ao tornar-se adulto e adquirir autonomia para conduzir os rumos da aplicação, seu filho já poderá decidir se vai preferir receber uma renda mensal complementar à aposentadoria oficial ou, então, se prefere resgatar a totalidade do valor aplicado. Aliás, é perfeitamente possível que seu filho, no futuro, solicite o montante aplicado para ajudar no pagamento de uma casa própria, ou, talvez, para financiar sua graduação no exterior. Já pensou nisso?

 

Educação financeira

Este talvez seja o maior benefício que você está dando ao seu filho ao fazer uma previdência privada para ele. Vivemos em um país em que 65% das pessoas não poupam para o futuro, e a consequência dessa cultura de imediatismo e pouca preocupação com o futuro é que 63 milhões de brasileiros estão endividados.

Essa realidade é reflexo não só da falta de incentivo governamental à educação financeira, mas, principalmente, do silêncio das famílias sobre o tema na formação de seus filhos. Fazer um plano de previdência privada para o seu filho é mostrar a ele, na prática, a importância de pensar no longo prazo, internalizando conceitos e ações que costumam passar ao largo da educação da maioria das famílias.

 

Como começar uma previdência privada para seu filho?

Leigos dão opinião. Especialistas dão conselho. Nós, do Família Previdência, somos especialistas em previdência privada. Por isso, podemos afirmar: o melhor presente que você pode dar ao seu filho é um futuro próspero. Faça sua simulação em nosso site e veja que, com um pouco por mês, você contribui para a educação financeira do seu filho e, de quebra, realiza seus maiores sonhos.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO