5 dicas para começar o seu planejamento pessoal - Família Previdência

5 dicas para começar o seu planejamento pessoal

Ele é importante para que você tenha uma vida tranquila e com menos estresse

Postado em: 15/08/2022

Alcançar os sonhos, se planejar e ter metas realizadas nem sempre são tarefas fáceis. É preciso muito foco, atitudes e, principalmente, saber se planejar. Por isso, ter um planejamento pessoal bem definido e com etapas ao longo da vida é muito importante e pode deixar os caminhos mais claros e fáceis de seguir.

A organização é fundamental para que a vida seja mais estável e até mais saudável. Uma pesquisa realizada pela NAPO, indicou que 71% dos entrevistados afirmavam que sentiriam melhorias caso tivessem a vida mais organizada e declararam, ainda, que a desorganização os impedia de serem eficazes em diversos sentidos, como no trabalho e na vida financeira.

O estudo mostrou, também, que o planejamento e a organização estão intimamente ligados à economia de tempo, de dinheiro e até à redução dos níveis de estresse. Por isso, fica claro que ter um planejamento pessoal bem feito impacta todos os aspectos da vida.

O que é um planejamento pessoal?

O planejamento nada mais é do que uma forma de organizar suas ações, tendo sempre em mente os objetivos e as metas. A ideia é fazer planos a curto, médio e longo prazo, para otimizar as atitudes e a organização, fazendo com que os objetivos sejam alcançados, mesmo que aos poucos.

Ter um bom planejamento ajuda a manter as taxas de sucesso altas, evitando que você tome decisões precipitadas e acabe se afastando dos alvos. Este tipo de organização pode entrar em qualquer área da sua vida, desde a profissional até os investimentos financeiros, por exemplo.

5 dicas para fazer um bom planejamento pessoal

Em qualquer área da vida, é importante ter um bom planejamento. São essas ações que irão impactar positiva ou negativamente o seu dia a dia, fazendo com que você conquiste mais rápido ou mais devagar seus objetivos.

  1. É importante se conhecer

Antes de tudo, é preciso entender quais são seus pontos fortes e fracos e colocá-los em evidência. O autoconhecimento te ajuda a determinar qual será seu ponto de partida e o que precisa ser feito para melhorar o que interfere no seu desempenho.

Por exemplo, se você tem dificuldade em se concentrar, quando chegar esta hora do dia, evite qualquer distração, como celular, livros e computador e tente focar ao máximo no que precisa fazer.

  1. Estabeleça suas metas

Elas são importantes para que o planejamento tenha um foco. As metas são uma das etapas mais importantes de toda a organização, pois ajudam a pensarmos no passo a passo que precisará ser feito. 

Para defini-las, é preciso pensar de forma realista, fazer uma lista com tudo que quer ser alcançado e começar a desenvolver estratégias para que isso aconteça. Vale lembrar que as metas variam de acordo com cada um, podendo ser algo como comprar um carro, sair do aluguel, trocar de emprego e até mesmo começar um investimento.

  1. Defina a estratégia

Após ter as metas estabelecidas, é necessário pensar nas estratégias que serão usadas para alcançar os objetivos. 

Se for um planejamento focado no financeiro, por exemplo, pensando em investimentos: quanto você deve juntar por mês para investir? Quais gastos precisará cortar para ter uma renda maior? Qual será o melhor investimento para você e para seu futuro?

Diversos pontos devem ser levados em consideração para que a estratégia seja montada. Com ela em mente, é só seguir os passos e ir adaptando-a, caso necessário. 

  1. Motive-se

Nem sempre é fácil se manter motivado durante um planejamento. Algumas vezes, as metas demoram mais do que o esperado para serem realizadas e nem sempre tudo sai como planejado.

Por isso, procure motivação ao longo do caminho, faça pequenas pausas, mas sem desviar totalmente do foco. Por exemplo, se está focado em juntar dinheiro e, por isso, parou de fazer muitas saídas aos fins de semana, abra mão uma vez por mês, para se divertir com seus amigos, ou para ver aquele filme que estava esperando.

O planejamento não precisa ser 100% engessado, pois isso acaba desmotivando e, muitas vezes, levando à desistência. Mas lembre-se que a exceção não pode ser a regra, senão todo o plano corre o risco de ir por água abaixo. 

  1. Planeje hoje para colher lá na frente

Para que fique claro: o planejamento não é focado no agora, mas sim em coisas que você pretende conquistar mais a frente, podendo ser a curto, médio ou longo prazo. 

O que você faz hoje terá resultados no seu futuro. Por isso o planejamento pessoal é tão importante, ele te permitirá ter uma vida tranquila e com mais qualidade lá na frente, colhendo tudo que você plantou ao longo do caminho.

Uma das melhores maneiras de ter uma boa qualidade de vida é investindo agora, pensando no futuro. A previdência privada ajuda a conquistar metas como aproveitar a aposentadoria com tranquilidade, investir na formação dos filhos e até fazer mais viagens. 

Por isso, se está buscando uma vida mais organizada e planejada, conte com o Família Previdência. Comece hoje mesmo o seu planejamento e investimento, acesse o site familiaprevidencia.com.br e faça a simulação do seu futuro.


COMECE A SIMULAR O SEU PLANO